NOVOS REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA SÃO ELEITOS

 


Foram eleitos na terça-feira, dia 20, os novos integrantes que representam a sociedade civil e a classe artística no Conselho Municipal de Cultura, gestão 2021-2023. O Conselho também é composto por representantes do poder público.

“Os novos membros têm, entre os desafios, ampliar o debate sobre o papel do Conselho, além de aprimorar as políticas públicas já em desenvolvimento nesta gestão”, disse o assessor técnico da Secretaria de Cultura de Pinheiro, Chris França.


O Conselho

O Conselho Municipal da Cultura foi criado pela lei municipal para intermediar as relações entre a administração pública e a sociedade civil e acompanhar a aplicação das políticas culturais.

O Conselho é formado por titulares e suplentes que são integrantes, técnicos e fazedores de cultura de diversas áreas como: Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Memória, Literatura, Meio Ambiente, Ação Social, Educação, Cultura e Turismo, Artes Musicais, Visuais, Audiovisuais, Cênicas entre outras. 

Principal objetivo é acompanhar o andamento das políticas públicas e atividades culturais realizadas no município auxiliando também no direcionamento das decisões de maneira mais adequada e assertiva.


Composição 

O conselho é formado por 11 membros titulares - 5 representantes da sociedade civil como titulares e além de 5 suplentes. 6 representantes do poder público, 6 titulares e 6 suplentes. O mandato, não remunerado, é de dois anos, sendo possível somente mais uma nomeação.

Representantes da sociedade civil são : Artes cênicas e Dança:  

Darjane Fernades - titular e Joel Borges – suplente; Música: José Laércio Alves  -Titular e Lucas Montelo baldez – suplente; Artes Visuais: Joanisson Costa Boas – Titular e Josemar do Nascimento Furtado – suplente; Culturas populares:

Jucine Azevedo de Castro – titular 1 e Maria Raimunda Frazão Weba - suplente 1, Maria Rosa Ferraz Ferreira - titular 2, Elenildo de Jesus Rodrigues Ribeiro - suplente 2; Audiovisual: José Vicente Rodrigues dos Santos - Titular: Cleyton Eduardo Rodrigues Coqueiro – Suplente.

Representantes do Poder público. Educação:  Lucenilda de Jesus Pereira Costa – titular e Ana Gilmara Reis Sousa – suplente; Direitos humanos e família: Ryermeson Pereira Martins – titular e Assunção de Maria Costa Pinheiro - suplente; Administração e finança: Mirlly Costa - titular e Denise Mendes Araujo – suplente; Industria e comércio: Mônica Cristina Ferreira Lobato – titular e Jackson Wellington Matos – suplente; Juventude: Vanessa França Ferreira – titular e José Erivan Cordeiro Ribeiro – suplente; Cultura: Chris França Pereira – titular e  Maria do Carmo Cardoso Silva – Suplente. 


Atribuições

Entre as competências do CMPC, estão a formulação, o acompanhamento e a análise da política de desenvolvimento cultural de Pinheiro. Também é de responsabilidade do conselho fiscalizar as ações de cultura, emitir e analisar pareceres sobre questões ligadas à área e colaborar na articulação das iniciativas entre organismos públicos e privados.

As reuniões do conselho acontecem normalmente na 2ª terça-feira de cada mês. Quando necessário, são marcadas também as reuniões extraordinárias, convocadas por sua presidência ou solicitadas por dois terços de seus membros.

"O responsável pela pasta de Cultura, falou da importância do Conselho para o município. “Temos que promover uma participação efetiva do conselho municipal no acompanhamento e fiscalização junto a implantação das políticas públicas do município com a implantação do Plano Municipal de Cultura, o plano municipal de ações culturais. Quero agradecer a participação de todos nas tomadas de decisão referente a aplicação da Lei Aldir Blanc em Pinheiro”, disse, Paulinho Enfermeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM E MORTO DURANTE  CONFRONTO COM A POLÍCIA EM PINHEIRO-MA

A COISA TÁ É FEIA EM PINHEIRO: DISCUSSÃO E TROCA DE CALUNIAS MARCA SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES EM PINHEIRO